segunda-feira, 4 de junho de 2007

e09-juntando as duas turmas

e-09 Websites de relacionamento e redes de sociabilidade

a.)
O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004, seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro turco do Google. Seu objetivo é ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos. Permite o internauta tenha sempre uma lista de amigos, a um clique do mouse.

Dados interessantes- 73,97% dos integrantes são brasileiros (seguido pelos EUA, com apenas 6,22%);- Mais da metade dos participantes têm entre 18 e 25 anos;- Metade dos participantes são solteiros;- O Paquistão é o 4º país com mais integrantes no Orkut;- A primeira comunidade do Orkut foi a Stanford University, criada pelo próprio "Senhor Orkut";- O Orkut tem mais de 7.500.000 membros cadastrados, e mais de 3.600.000 comunidades.


b.)
CLASSMATES: “site em inglês, que tem como objetivo juntar pessoas interessadas nos seguintes temas: Colégio, Faculdade, trabalho e serviço militar. O CLASSMATES surgiu em 1995, e é baseado em Renton. São líderes no trabalho em rede social em linha. A companhia opera Classmates.com (www.classmates.com), conectando milhões dos membros durante todo o ESTADOS UNIDOS e o Canadá com os amigos e os conhecimentos da escola, do trabalho e das forças armadas. Números: *Escolas cadastradas: 34.000 e com 5.092.000 usuários. *Faculdades e trabalhos (serviços) cadastrados: 2.301.00 companhias e faculdades e com 2.498.000 usuários. *Serviço militar: 66.000 unidades e com 1.418.000 usuários.” Fonte:
www.classmates.com Tradução da página com o auxílio do Google.

"
http://www.parperfeito.com.br/. Site de relacionamentos destinado a um público bem amplo, com idade superior aos 16 anos.Tendo a maior base de utilizadores da cidade de Portugal. Gratuito. "Irá encontrar o amor da sua vida ou, no mínimo, uma ótima diversão."

www.via6.com (em português).Website de relacionamentos na área profissional, em português. Nele, você pode encontrar comunidades fundadas pelos profissionais e também há um grande número de empresas cadastradas procurando profissionais.

c.)
O mais produtivo parece ser o Via6, do ponto de vista da prática profisisonal e do debate. As terminologias não mudam muito, os sites costumam chamar as comunidades iguais do Orkut de comunidade mesmo e seguem sempre uma linha mais padrão. É muito seguro, e possui várias empresas cadastradas procurando profissionais.

d.)
Infelizmente, os sites de relacionamento nem sempre são utilizados de forma correta. Nos sites citados as cimas não acham vestígios de usuário que utilizam o site de forma ilegal. O Via6.com – pesquisando vimos que possui um esquema de denúncia parecido com o do Orkut. Para tais ações podemos denunciar esses fóruns ou comunidades destinadas a esses assuntos. Nem sempre a fiscalização é rápida e eficaz; mais por enquanto é o único recurso.

e)

Considerações sobre o Orkut, os Weblogs e os Fotologs. Resumo: “O presente artigo discute a teoria das redes e a insuficiência dos modelos de redes igualitárias, mundos pequenos e redes sem escalas para dar conta, sozinhos, do problema das redes sociais estabelecidas através da comunicação mediada por computador. Para esta discussão, apresenta-se exemplos da aplicação direta desses modelos no software Orkut e nos sistemas de weblogs e fotologs e discutem-se os problemas observados.” Fonte: http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/handle/1904/17792 -------------------------------------------------------- Título: Emprego e Redes Sociais e Eletrônicas: análise da situação de jovens usuários dos Infocentros.Resumo: “O problema do desemprego ronda toda a sociedade, mas especialmente os jovens, de baixa renda e educação mediana. Para abordar esse problema, buscou-se compreender como as formas de busca de trabalho podem ser utilizadas por essa população, mais especificamente, redes sociais e eletrônicas. De acordo com diversos trabalhos analisados, nota-se que essa população tem redes sociais restritas, que não conseguem auxiliar significativamente na conquista de trabalho. Ao mesmo tempo, o uso da Internet, e seu imenso conteúdo, para esse fim, requer alguma habilidade e competência. A inclusão digital é um passo extremamente importante, mas outras ações devem ser feitas para que as pessoas alcancem uma posição melhor na sociedade.”

Fonte:
http://fotolog.terra.com.br/holofote:12
http://triloucoscoc.blogspot.com/
http://bruema.blogspot.com/



e08 - Usando o google acadêmico e a pesquisa avançada

Os testos abaixo estão relacionados ao tema:

Impacto da Missão Artística Francesa na sociedade brasileira

1)

Esta tese aborda as relações entre arte e história a partir da análise da iconografia pictórica do século XIX, que compõe o patrimônio "biográfico-visual" da nação e retrata os grandes momentos históricos e seus heróis, com destaque para a tela Independência ou Morte (1888), de Pedro Américo de Figueiredo e Melo (1843-1905). A pintura de gênero histórico é fonte de compreensão e de representação dos acontecimentos históricos e, embora não se configure em instrumento de mera legitimação simbólica do Império, encaixava-se perfeitamente na idéia de formação de um corpo coeso moldado em torno de objetivos comuns, contribuindo sobremaneira para a construção de uma leitura gloriosa de nosso passado afinada com o discurso de duas instituições: a Academia Imperial de Belas Artes e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Independência ou Morte é uma obra nodal na construção da nacionalidade conforme o discurso da época; é um dos exemplos mais reveladores não só da articulação, mas também da tensão entre o pictórico e o histórico, e seu autor, chave para a compreensão da Pintura Histórica brasileira na época.

Fonte: http://www.artes.ufpr.br/publicacoes/consuelo/tese_consuelo.pdf

2)

Este artigo analisa a relação entre a pintura histórica e a disciplina História durante o século XIX e traça paralelos entre o trabalho do artista e do historiador. Estes profissionais estavam engajados na formação de uma memória nacional e no estabelecimento de uma identidade. A Academia Imperial de Belas Artes (Aiba) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) eram as instituições responsáveis pela construção simbólica da nação, por meio da narrativa sobre o passado, através da pintura histórica ou dos artigos do IHGB.

Fonte: http://www.cchla.ufpb.br/pergaminho/perg00-castro.pdf

3)

Quando, em 1808, a Corte de Portugal se instala no Rio de Janeiro, ocorrem uma série de transformações, como a abertura dos portos ao comércio e a chegada de inúmeros viajantes, o que ocasiona, para Sérgio Buarque de Holanda, “um redescobrimento do Brasil”. Através dos desenhos, relatos, coleções e classificações, uma “geografia imaginativa” do Império é construída,pautada em sua natureza, principalmente pelos viajantes naturalistas. Conjugando as novas materialidades que se constroem – a partir de uma conjuntura inédita que é a presença da metrópole nos trópicos – com as novas idéias estrangeiras, a partir das quais se investiga a natureza “brasílica”, se pode chegar a importantes aportes para o estudo do processo de formação de uma identidade brasileira, a qual será fundamentada, essencialmente, em seu território e em sua natureza.

Fonte: http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-218-64.htm

4)

O presente trabalho propõe uma releitura das obras do artista francês, Jean Baptiste Debret, que veio ao Brasil junto com a Missão Artística Francesa. Entre os anos de 1834 e 1839, quando voltou a Paris, o pintor editou o livro Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil onde reuniu todas as aquarelas sobre os estudos realizados no Brasil. Esta obra legou um precioso documentário, pois, retrata o modo de viver da sociedade brasileira no século XIX. Sendo assim, a iconografia registrada por Debret é uma riquíssima fonte de pesquisa para historiadores e professores de história.As novas abordagens e fontes de pesquisa ganham importância com o advento da Escola dos Annales que propunha entre outras coisas a ampliação do campo de pesquisa. A partir da Nova História, os historiadores tiveram liberdade para extrapolarem suas fontes de estudos. Apoiado em pesquisa bibliográfica e documental, o artigo tem por finalidade destacar a importância da iconografia enquanto fonte de pesquisa e informações que auxiliam os historiadores nas produções historiográficas.As imagens não são meras ilustrações que acompanham os textos escritos, mas representam a organização social, os valores morais e religiosos, os usos e costumes de determinado período e sociedade.

Fonte: http://www.fflch.usp.br/dh/anpuhsp/downloads/CD%20XVII/Painéis/Ana%20Claudia%20Santos%20de%20Souza.pdf

Fonte para a atividade: http://ribecife.blogspot.com/


e07 - Google

O grupo bruema mostrou na atividade e07 qual a origem no nome google que foi escolhido por causa da expressão googol que representa o número 1 seguido de 100 zeros.E que surgio de um projeto de doutorado dos estudantes Larry Page e Sergey Brin da Universidade de Stanford. O projeto foi chamado de Backrub e surgio por causa da frustação de seus criadores com os sites de busca da época. Além de dizer a origem e o porque do nome google, o grupo também pesquisou outras coisas como mostrar que além de buscas ele possui outros serviços muito interessantes, porém, menos explorados como armazenar arquivos na sua biblioteca, possui também ferramentas como a Barra de Ferramentas, google cultura, google imagens e google notas. Ele possui progamas também como o gmail e o orkut, que são sucessos no mundo todo. O google hoje é o maior site de buscas do mundo e é responsável por 64% das buscas na internet nos EUA. O grupo ainda explica um pouquinho sobre o Google Labs, que seria um site do google para apresentações de novas tecnologias ou serviços que estão sendo desenvolvidos e estudados pelo google.

Fontes para a atividade:
http://bruema.blogspot.com/
http://naluenati.zip.net/
http://osempreendedores.blogspot.com/

Nenhum comentário: